quarta-feira, 3 de junho de 2009

Descoberta em meteorito ajuda cientistas...

O Ácido fórmico, uma das molécula importantes que induziram a origem da vida na terra, foi encontrado em níveis recordes, em um meteorito que caiu em um lago canadense, em 2000.As baixas temperaturas do Lago Tagish preservaram o meteorito impedindo que o mesmo se degradasse rapidamente. 

As análises mostraram níveis quatro vezes maiores de mais ácido fórmico do que em outros fragmentos  de meteoritos encontrados anteriormente.

Os resultados foram apresentados na reunião da American Geophysical Union, que ocorreu no final de maio,  no Canadá.

"Estamos felizes que o meteorito foi intocado pelas mãos dos homens, evitando a contaminação por compostos orgânicos que temos nos nossos dedos ", disse o Dr.Christopher Herd,  curador da coleção de meteoritos da Universidade de Alberta.

As amostras do meteorito totalizando 850 gramas obtidas no Lago Tagish  no Canadá, foram compradas em 2006 por um consórcio, incluindo o  Royal Ontario Museum e recentemente submetidas a análises químicas.

Os cientistas encontraram níveis de ácido fórmico, quatro vezes maior do que tinha sido previamente encontrados em um meteorito. Até agora, os cientistas tinham como referência para a concentração deste composto o meteorito de Murchison, que caiu em Murchison, Autralia em 1969.

“É interessante observar essa variação entre meteoritos, parece haver quantidades maiores de um composto num meteorito em relação a outro”, disse Mark Stephton, geoquímico e professor do Imperial College de Londres. “Isto tem sido subestimado, por nos concentrarmos predominantemente no meteorito de Murchison, mas agora temos outra nova amostra. Assim, podemos começar a analisar uma porção diferente do Cinturão de Asteróides, portanto uma zona diferente do Sistema Solar”.

Os tipos específicos, ou isótopos de hidrogénio que  encontramos nos mostram que o ácido fórmico provavelmente é formado nas regiões frias do espaço  fora do nosso Sistema Solar. Na Terra, o ácido fórmico é comumente encontrada nas picadas de insetos, tais como formigas, mas Sephton professor disse que é provável que tenha sido um importante "ingrediente na cozinha" antes da vida começar na Terra. O ácido é conhecido por atuar como um "agente redutor" - que atua como um ímã de átomos de oxigênio durante as reações químicas - e facilita a conversão de alguns aminoácidos em outros.

Pode também estar implicada na transformação do mais primitivo RNA no DNA. 

Apenas uma das quatro "núcleo bases" que compõem RNA e DNA é diferente entre os dois: uracila está presente em RNA enquanto timina toma o seu lugar no DNA. 

A equipe do Professor Sephton encontrou uracila no meteorito Murchison, mas não mensuráveis quantidade de timina. No entanto, o ácido fórmico é conhecido para ajudar ao longo da reação que converte a uracila em timina. 

A reação, disse ele, é "uma das maneiras pelas quais você pode ter algumas simples moléculas químicas e aumentar a diversidade do conjunto de moléculas pré-bióticas ".

 

Fonte:http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1383110 / http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8068049.stm

Nenhum comentário:

Postar um comentário