segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Nova nave para turismo espacial é apresentada nos EUA



O bilionário britânico Richard Branson apresentou nesta segunda-feira sua nave espacial Virgin Galactic, destinada a turistas que quiserem pagar 200 mil dólares pela viagem. Antes de mostrar a SpaceShipTwo no deserto de Mojave, na Califórnia (oeste), Branson informou que planeja participar do primeiro voo de sua companhia junto com os primeiros clientes, daqui a 18 meses, acompanhado da família e do americano Burt Rutan, que projetou a nave.
Em uma entrevista à rede CNN antes do teste de voo, Branson explicou como a nave foi projetada para voltar à Terra "como uma pluma gigante", para evitar o aumento da temperatura que torna o reingresso na atmosfera uma das etapas mais arriscadas das viagens espaciais.
"Os seis potenciais astronautas estarão sentados na parte central, aqui (...) e subirão a 60 mil pés (18,3 km)". "A 60 mil pés (...), alcançarão 2 mil milhas (3,2 mil km) por hora em 10 segundos, propulsados para o espaço", indicou.
Uma vez no espaço, os viajantes poderão sair de seus assentos e observar a Terra através de grandes escotilhas, explicou. "Poderão flutuar e se tornar astronautas, e quando estiverem prontos para voltar à atmosfera terrestre, sentarão de novo em seus assentos (...) e começarão sua viagem de volta", acrescentou.
"Nessa etapa, a nave efetivamente se transforma em uma pluma gigante, e esse é o gênio de Burt Rutan, o engenheiro por trás disso", concluiu.
Mais informações no site.
Fonte: Portal Terra/ Virgin Galatic

Nenhum comentário:

Postar um comentário