quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nave comercial parte para a ISS em novembro.

A SpaceX, uma das empresas privadas que buscam preencher a lacuna no acesso à órbita terrestre deixada pela aposentadoria dos ônibus espaciais, anunciou que a Nasa - a agência espacial americana - lhe ofereceu a data de 30 de novembro para que realize o lançamento de sua cápsula Dragon com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). As informações são do site Inovação, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com a SpaceX, o lançamento da cápsula será feito a partir de um foguete Falcon 9, também produzido pela empresa. A atracagem da Dragon à ISS deve ocorrer nove dias após o lançamento. A companhia informa ainda que o Falcon 9 levará outros tipos de carga ao espaço, além da cápsula.

Projetada para servir como meio de transporte para astronautas, a Dragon será lançada, nesse voo de teste, sem tripulação. No entanto, a nave será visitada pelos astronautas a bordo da ISS assim que tiver aportado na estação.

Em novembro do ano passado, a Dragon tornara-se o primeiro veículo espacial privado a receber autorização do órgão regulador da aviação nos EUA para realizar uma reentrada na atmosfera. Em dezembro, a cápsula foi lançada a uma altitude de 300 km ¿ mesma faixa em que orbita a ISS ¿ e retornou em segurança à Terra, caindo no Oceano Pacífico.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário