terça-feira, 20 de setembro de 2011

Astronautas treinam no fundo do mar para visitar asteroide

Quando os futuros astronautas alcançarem um asteroide pela primeira vez, a Nasa, a agência espacial americana, prevê que a experiência dará a eles uma sensação mais próxima a nadar no espaço do que de caminhar na Lua. Com esta previsão, a Nasa se prepara para iniciar no fundo do mar os treinos para a primeira missão no espaço profundo, que o presidente Barack Obama disse que se tornará realidade por volta de 2025.

 Uma equipe internacional de astronautas de Estados Unidos, Japão e Canadá se prepara para iniciar a primeira expedição de treino submarina no Oceano Atlântico com duração de 13 dias, prevista para começar em 17 de outubro, informou a Nasa nesta segunda-feira. "A gravidade em um asteroide é desprezível, portanto caminhar sobre um não é realmente uma opção", explicou a agência em um comunicado no qual explicou seus objetivos no âmbito das Missões de Operação em Ambientes Extremos da Nasa (NEEMO, na sigla em inglês).

 O projeto ajudará os astronautas a treinarem suas técnicas em um ambiente que imita o que eles devem encontrar em um asteroide, usando um submarino na função de "nave" e um laboratório subaquático situado a 4,5 km da costa de Key Largo, na Flórida, como "asteroide". A ideia de visitar um asteroide traz uma série de desafios logísticos, que a NEEMO será a primeira a enfrentar.

 Devido à falta de gravidade, os astronautas terão que fazer uso de âncoras para se manter presos, informou a Nasa. Além disso, a superfície de um asteroide muda significativamente, variando de rocha dura a poeira. Assim, o local onde estas âncoras são lançadas faz muita diferença. E os exploradores precisarão fazer uso de uma rede delas para poder se movimentar.

 "A NEEMO 15 exigirá uma coreografia complexa entre os submarinos e os aquanautas durante o convívio e o trabalho em seu lar submarino", explicou Bill Todd, gerente de projetos da NEEMO. A comandante da missão NEEMO 15 é Shannon Walker, astronauta da Nasa que trabalhou a bordo da Estação Espacial Internacional. A tripulação inclui, ainda, Takuya Onishi, da Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa, e David Saint-Jacques, astronauta da agência espacial canadense.

 Steven Squyres, o principal cientista do Projeto Mars Exploration Rover, também compõe a equipe. Além dele, participam os especialistas do Laboratório Subaquático Aquarius, os aquanautas James Talacek e Nate Bender, da Universidade da Carolina do Norte em Wilmington. A universidade administra o laboratório submarino, o único do tipo no mundo, em cooperação com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), sua proprietária. De suas instalações, que operam desde 1993, o laboratório fornece alojamento e sistemas de suporte à vida para cientistas subaquáticos.

 Os astronautas veteranos Stan Love, Richard Arnold e Mike Gernhardt, todos da Nasa, ficarão a bordo do DeepWorker, um submarino reserva. A equipe completa vem trabalhando desde maio para preparar o início do NEEMO 15, a primeira missão prática de asteroide próximo à Terra.

 A Nasa envia astronautas ao laboratório submarino, a 19 metros da superfície, para treinos de missões de longa duração desde 2001.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário