quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Nasa impede leilão de caderno de anotações da Apollo 13.

A agência espacial americana interrompeu o leilão de um caderno de anotações usado pelo astronauta Jim Lovell durante a Apollo 13 por duvidar da origem do artefato, informa o site de notícias Space.com.

Jim Lovell comandou a missão que ficou famosa por sofrer um acidente a caminho da Lua. Ele foi interpretado por Tom Hanks no cinema. Considerado um dos heróis do programa espacial americano, Lovell também foi parte da primeira tripulação a orbitar a Lua, a Apollo 8.

O caderno de anotações foi usado para ligar o módulo lunar Aquarius – que serviu de bote salva-vidas para o trio de astronautas após uma explosão inviabilizar o uso do módulo de comando da Apollo 13.

A casa de leilões Heritage, do Texas, planejava vender o artefato por US$ 388 mil dólares. Segundo os responsáveis pela venda, parte do apelo do objeto vem do filme estrelado por Hanks.

Segundo o Space.com, a Heritage disse que a Nasa teria afirmado que Lovell não tinha direito de possuir o caderno. A agência espacial, no entanto, disse que apenas pediu provas de propriedade do objeto.

O governo dos Estados Unidos considera todo e qualquer objeto envolvido com as missões Apollo propriedade federal, que não pode ser usada para fins lucrativos.

Jim Lovell, hoje com 83 anos, não quis comentar o caso. Em entrevista à agência de notícias Reuters antes do leilão, ele disse que encontrou o caderno ao limpar uma estante e que o teria colocado para leilão para que “alguém realmente interessado nesse pedaço de história pudesse apreciá-lo”.

A Heritage informou que o leilão está suspenso até que a Nasa se entenda com Lovell. Outros itens previstos para serem leiloados também foram colocados no cofre. Entre eles: uma placa de identificação do módulo de comando da Apollo 9, um controle do módulo lunar da Apollo 9 e uma luva usada na Apollo 14 por Alan Shepard, o primeiro americano a ir ao espaço.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário