segunda-feira, 26 de março de 2012

Fotógrafo publica imagem em 360º de observatório espacial no Atacama.

O fotógrafo francês Serge Brunier, criou este panorama em 360º, sem emendas, do planalto Chajnantor no deserto do Atacama, onde o ALMA, um telescópio de última geração que estudará a radiação produzida por alguns dos objetos mais frios do Universo, está sendo construído. 

A projeção panorâmica deformou levemente o formato das antenas do ALMA, mas ainda dá a sensação do que seria estar no meio deste incrível novo observatório. A vista em 360º também mostra a completa isolação do planalto Chajnantor. A 5 mil metros de altitude, o plano de fundo é praticamente uniforme, exceto por alguns picos de montanhas e morros. 

Apesar do desafio que é construir um telescópio tão ambicioso em um clima tão rigoroso, a elevada altitude do lugar é perfeita para astronomia submilimétrica. Isso acontece porque o vapor d'água na atmosfera absorve este tipo de radiação, mas o ar é muito mais seco em locais altos como Chajnantor. 

ALMA começou suas primeiras observações científicas em 30 de setembro de 2011 com um conjunto parcial de antenas. Quando o observatório estiver concluído, as 50 antenas de 12 metros e também o conjunto menor de 4 antenas de 12 metros e 12 antenas de 7 metros, conhecido como o Conjunto Compacto do Atacama (Atacama Compact Array, ACA), farão com que a isolada paisagem pareça menos vazia. Enquanto isso, fotos como esta documentam o progresso de uma nova instalação de telescópios de nível mundial. 

A instalação astronômica internacional do ALMA é uma parceria da Europa, América do Norte e Ásia ocidental em cooperação com a República do Chile. A contrução e a operação do ALMA são lideradas em nome da Europa pelo ESO, em nome da América do Norte pelo Observatório Nacional de Radio Astronomia (NRAO), e, em nome da Ásia Oriental, pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ). A Junta do Observatório ALMA (Joint ALMA Obsevatory ou JAO) proporciona a liderança unificada e controle da construção, comissionamento e operação do ALMA.

Fonte: Portal Terra / ESO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário