quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Paralisação nos EUA afeta 97% da Nasa.

Entre os serviços afetados pela paralisação parcial do governo americano, que começou nesta terça-feira (01/10), a agência espacial dos Estados Unidos (a Nasa) praticamente não está em operação. Quase todos os programas da agência pararam - com exceção da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A sonda Curiosity, por exemplo, que descobriu que há água no solo marciano na semana passada, foi forçada a entrar em hibernação. Isso já tinha ocorrido anteriormente, mas não por motivos políticos.

Cerca de 97% dos funcionários da agência foram mandados para casa enquanto o orçamento não é definido - dos 18.250 servidores, 549 trabalham durante a paralisação. Basicamente, quem não tem relação com a ISS não está trabalhando. Atualmente, dois americanos estão na ISS - a veterana Karen Nyberg e o novato Mike Hopkins.

O impasse entre congressistas democratas e republicanos em torno da aprovação da lei orçamentária para os próximos 12 meses resultou na paralisação parcial do governo americano a partir desta terça-feira. Mais de 800 mil funcionários públicos federais que atuam em setores considerados não essenciais serão orientados a ficar em casa por tempo indeterminado, sem receber salários.

"A Nasa vai parar praticamente inteira, mas o Controle de Missão vai permanecer aberto para dar suporte aos astronautas servindo na estação espacial", disse o presidente Barack Obama em um anúncio na segunda-feira.

Até o site e o twitter da agência pararam. No perfil da Nasa no site de microblogs, lê-se a mensagem: "Desculpem, mas não estaremos twittando/respondendo durante a paralisação do governo. Estaremos de volta assim que possível". O site oficial apresenta mensagem similar.

Além da Nasa, outros órgãos foram afetados, como o Instituto Smithsonian - ligado à educação e pesquisa científica, responsável pela administração do zoológico nacional e de 19 museus e galerias, incluindo o Museu de História Nacional.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário